Larry Harvey – idealizador do Bruning Man (créditos: divulgação)

Larry Harvey, fundador do festival Burning Man, morreu em San Francisco aos 70 anos. Ele sofreu um derrame no início deste mês e faleceu em casa na manhã de sábado (28), disse um comunicado no site da organização.

O festival recebe cerca de 70.000 pessoas anualmente no deserto de Black Rock, em Nevada. Possui instalações gigantes de arte interativa e um enorme homem de madeira que é queimado no final do evento.

 

“Larry nunca foi um para gravadoras. Ele não se encaixava em um molde; ele quebrou a maneira como ele viveu sua vida”, escreveu Marian Goodell, CEO da Burning Man .

“Ele era um paisagista, um filósofo, um visionário, um escritor, uma inspiração, um instigador, um mentor e, em certo momento, um mensageiro de bicicleta.”

“A perda de sua presença em nossas vidas diárias será sentida por anos, mas por causa do espírito de quem ele é, nós nunca estaremos verdadeiramente sem ele”, acrescentou.

O Burning Man foi fundado em junho de 1986, quando Harvey e seu amigo Jerry Goodell queimaram um homem de madeira em Baker Beach, em San Francisco, para marcar o solstício de verão.

Isso então se transformou no festival, que em 1990 foi realizado no deserto de Black Rock, em Nevada, pela primeira vez.

Rapidamente se tornou um dos eventos culturais mais conhecidos da América, atraindo rostos famosos como a cantora Katy Perry e o ator Will Smith, entre outros.

Em 2015, o projeto Burning Man reportou receitas anuais de US $ 37,5 milhões, dos quais US $ 30,4 milhões foram investidos na execução do evento.

Burning Man em Black Rock, em Nevada, Estados Unidos (créditos: divulgação)

Larry Harvey, cuja decisão extravagante de construir uma figura gigantesca de madeira e depois queimá-la até o chão levou à popular celebração de contracultura conhecida como Burning Man.

Amigos e familiares tratavam Harvey como um visionário, um amante de palavras e livros, um mentor e instigador que desafiou os outros a olhar para o mundo de maneira diferente. “Burners”, como são chamados, deixaram comentários no site da organização, agradecendo Harvey por inspirá-los como artistas e por criar uma comunidade.

Deixe seu comentário