Nona edição do Rio Music Conference destaca os melhores de 2016

VI edição do Prêmio RMC consagrou novos nomes e referendou o trabalho de quem luta pelo fortalecimento da cena eletrônica no Brasil. Conferência acontece até sexta no Museu de Arte do Rio

 

FotoEbraimMartini_RMC-2017Em seu primeiro dia, a nona edição do Rio Music Conference, um dos principais encontros de dance music e do entretenimento ao vivo do mundo, consagrou novos nomes e referendou o trabalho de toda a cadeia que batalha pelo crescimento da cena no Brasil. O VI Prêmio RMC convocou 800 embaixadores do Rio Music Conference, espalhados por todo o país, para escolher os melhores de 2016. Os DJs Vintage Culture e Anna, cada vez mais prestigiados em todo o mundo, estavam entre eles, assim como os novatos Cat Dealers, a escola de DJs Aimec, o produtor Mumbataa e a festa Só Track Boa foram alguns dos vencedores (veja a relação completa abaixo).

A cerimônia de abertura aconteceu no terraço do Museu de Arte do Rio (MAR), com uma bela vista do revitalizado Porto do Rio de Janeiro e da Baía de Guanabara, e contou com a presença do empresário Ricardo Amaral, conselheiro de Turismo do Rio Gabriel Bichara, gerente de indústria criativa da Firjan, e os secretários de cultura do Estado e do Município, andré Lazaroni e  Nilcemar Nogueira (esta representada por seu chefe de gabinete, Eloi Ferreira Araújo). Na abertura da cerimônia, Claudio da Rocha Miranda Filho, diretor do RMC, lembrou que o papel da conferência é ser “um ponto de encontro de profissionais e artistas e também de geração de negócios”. Empolgado, Ricardo Amaral foi muito aplaudido ao lembrar a vocação para o entretenimento da cidade. “A música eletrônica é uma realidade cultural. Nós vamos transformar o Rio de Janeiro na grande capital da música eletrônica”, afirmou.

Este ano, o RMC terá 102 painéis e mais de 300 palestrantes, que se dividirão até sexta-feira em palestras, workshops, showcases, oficinas e rodadas de negócios, entre outras atividades. No dia de abertura, o público presente ao MAR pôde ouvir Mark Lawrence, da Association For Electronic Music (Afem), e o dono do club Egg London, Hans Hess, falando sobre o futuro dos clubes de dance music no cenário atual, e o que têm sido feito em vários países para renovar o público e manter a cena sempre renovada. Na sala Assenrio, sempre lotada, as discussões giraram em torno de como o setor de entretenimento pode se tornar mais forte no Rio de Janeiro: desburocratização, atualização de legislações e sensibilidade para lidar com o setor são fundamentais.

Nesta quinta-feira (16/02), o RMC dobra a aposta no olhar amplo e detalhado sobre a indústria criativa. Porta-vozes de festivais que vão estar em alta em 2017 contarão tudo que você quer saber para garantir o seu lugar (sala Fusion, 17h). Serão debatidas a importância da formação profissional no setor de eventos (sala Assenrio, 17h), as mudanças necessárias nas leis

brasileiras para o desenvolvimento do setor do entretenimento (sala Assenrio, 19h) e as novas estratégias e o futuro da compra de ingressos online (sala Mauá, 14h).

O panorama desse ecossistema, que movimenta mais de US$ 30 bilhões de dólares em todo o mundo, seguirá sendo descortinado na sexta-feira (17/02), dia de encerramento da conferência, quando aprenderemos desde a relevância da ocupação de espaços públicos por eventos (sala MAR, 16h) até a diferença entre festas e festivais (sala MAR, 15h).  O produtor João Brasil e Daniel Lucas (Frente Bolivarista) explicarão porque os sons brasileiros podem ser a vanguarda da transformação da música eletrônica no mundo (sala Skol Beats, 14h). Já o produtor Gui Boratto, a cantora Fernanda Abreu e o DJ Anderson Noise contarão os segredos de sua longevidade na carreira, e a importância de saber se reinventar (sala Skol Beats, 16h).

 A programação completa do Rio Music Conference pode ser consultada em: http://www.riomusicconference.com.br/noticias/rmc-2017-programacao-completa/

 

Confira os vencedores do VI Prêmio RMC:

Personalidade do Ano (hors concours): Junior_C

Agência de Artistas: 24bit

Agência de Eventos: Plusnetwork

Clube de Capital: D-Edge

Club Off Circuit (até 1mil pessoas): Club 88

DJ Big Room: Vintage Culture

DJ Revelação: Cat Dealers

DJ Underground: Anna

Escola ou Curso de Produtores: Aimec

Festa Destaque: Só Track Boa

Festival de Música Eletrônica: Warung Dy Festival

 

Fotógrafo: Fabrizio Pepe

Jornalista Especializado: Claudia Assef

Live Act: Elekfantz

Novas Tecnologias: RekordBox

Produtor Revelação: Mumbaata

Produtor Remix: Anna

Selo: D.O.C.

Superclub (mais de 1mil pessoas): Warung Beach Club

Tour Internacional: The Martinez Brothers

Track do Ano: “Odd Concept” (Anna)

VJ: Toshiro

Veículo Especializado: House Mag

Deixe seu comentário